(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

29.3.14

Mais que só casca

Mais que só casca

Vínhamos tão entusiasmados no nosso debate que, quando o miúdo entrou no carro, nem lhe dissemos nada.
- O jantar com os meus amigos foi muito bom, obrigada por perguntarem!
Continuámos a conversar, cada vez mais acesos, ignorando tudo o resto.
- Se espremeres uma laranja, não há-de ser só casca!
- Ouviste isso nalgum sítio, ou inventaste tu agora?
- Obrigada por me ignorarem! - tornou o Tomás.
O João, esse, já dormia, rendido ao cansaço do dia.
Apressei-me a anotar a frase no telefone. Entendi o sentido com que a utilizou: há algum sumo, por pouco que seja, em todas as pessoas, em todas as situações.

Acordei demasiado cedo. Rebolei na cama com as laranjas no pensamento. "Laranjas, laranjas, casca, sumo... Hum, vou entrar em campo e ver o que as laranjeiras me dizem!"
Chapéu, óculos, saco para as laranjas, e lá fui eu. Mas a vida de uma destemida escritora campestre é mais dura do que se imagina: chegada ao pomar, percebi que havia umas 6 espécies de citrinos diferentes. "Hohow, trouble! E agora como é que eu sei quais é que são as mais doces e sumarentas?" Olhei à volta, cocei o queixo, tirei umas fotografias com cara de enjoada (a incompreensão deixa-me assim) e decidi apanhá-las segundo a sua "pinta".
Fui às mais cheinhas e de cor mais escura. "Olha, será que é pelo instinto da escolha das laranjas que temos também tendência a achar mais atraentes as pessoas mais bronzeadas? E será que as pessoas mais cheinhas são as que têm mais sumo??"

Apanhei algumas, de três árvores diferentes e logo depois de me encontrar com o porco e com as cabras, apareceu o Ricardo, que me explicou a teoria do umbigo. - Na parte de trás, as laranjas têm este umbigo, vês?
- Se é na parte de trás, é o rabo!
Ignorou-me e prosseguiu.
- Quando o umbigo está aberto, assim como esta, a laranja está boa. Quando são estas assim, só com um pontinho, significa que são de outra espécie e que só estão doces no verão.
Não lhe disse nada mas quase me escangalhei a rir, ao compará-lo com o engenheiro Sousa Veloso, que apresentava o TV Rural.
O certo é que quem sabe, sabe. E o Ricardo sabe não só quando as laranjas estão boas como que todas, sem exceção, são sempre mais que só casca.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário